Perguntas frequentes

A Pacific Hydro frequentemente compila informações e perguntas frequentes sobre o mercado eólico brasileiro e energia renovável para informar nossos diversos grupos de partes interessadas.

Visite nosso website regularmente para manter-se atualizado com as últimas informações. Caso tenha perguntas específicas sobre nosso negócio, entre em contato conosco.

Qual é a origem do nome “Eólico”?
O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo à Éolo, deus dos ventos na mitologia grega e,portanto, pertencente ou relativo ao vento.

A minha conta de luz irá ficar mais barata por haver um parque eólico na minha cidade?
O valor da conta de luz, além do próprio consumo de cada residência, depende de vários fatores tais como tarifa de geração, transmissão, distribuição etc., que são definidos em nível nacional pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

Por este motivo a existência de uma central geradora próxima aos consumidores não influencia diretamente no valor da conta de energia elétrica da população do entorno.

Os aerogeradores funcionam dia e noite?
Os aerogeradores são impulsionados pela ação dos ventos. Por este motivo, sempre que há vento, eles funcionam.

O que acontece se cair um raio num aerogerador?
No topo de cada aerogerador há um páraraios que capta os raios e os envia para uma malha de aterramento,
anulando seu efeito.

Quanto gera de energia elétrica um aerogerador?
Isso depende de vários fatores, e os principais são: A potência máxima para a qual o aerogerador foi projetado, a velocidade do vento, a localização geográfica do aerogerador e muitos outros.

Quanto tempo leva para construir um parque eólico?
Em média de 6 a 18 meses, dependendo do tamanho do parque.