Parque eólico Vale dos Ventos

O Parque Eólico Vale dos Ventos é o maior ativo em operação da Pacific Hydro no Brasil.

Localizado na região nordeste de Mataraca, Estado da Paraíba, o Parque Eólico Vale dos Ventos é constituído de 60 turbinas eólicas de 800 KW instaladas em propriedades particulares, arrendadas para operação.

Como os geradores e as estradas que integram o parque eólico só ocupam 5% da terra, a agricultura foi capaz de continuar sem interrupção.

Operando desde 2009, o Parque Eólico Vale dos Ventos tem capacidade instalada de 48 MW, composto por 10
unidades de 4,8 MW cada, energia suficiente para abastecer cerca de 100.000 residências brasileiras – cerca de 5% da demanda total de eletricidade do Estado da Paraíba – e evitando a emissão de aproximadamente 17.000 toneladas de gases poluentes de efeito estufa a cada ano.

A energia limpa produzida pelo Parque Eólico Vale dos Ventos é vendida de acordo com um contrato de venda em longo prazo com a Eletrobras,  estatal brasileira de geração, transmissão e distribuição de energia.

Obter o apoio da comunidade é vital para a presença da Pacific Hydro, tendo sido realizadas inúmeras consultas no local a respeito de diversas questões importantes, incluindo impactos na paisagem, flora e fauna regional e patrimônio cultural. A Pacific Hydro também trabalhou em conjunto com a comunidade local para minimizar transtornos  durante a fase de construção.

Importantes oportunidades de emprego foram criadas na região durante a construção do projeto.

Ao longo dos anos, a Pacific Hydro tem investido em iniciativas da comunidade local, apoiando a sustentabilidade e a coesão social. O projeto também criou uma oportunidade de turismo alternativo na região e programas de revegetação estão ajudando a apoiar a biodiversidade local.